quarta-feira, 27 de abril de 2011

Crianças brasileiras se preocupam menos com a alimentação e o ambiente



Refletir para melhorar... 


Não maltratar os animais, recomendação importante, mas não suficiente para uma plena concientização ambiental  (foto: Valdecy Costa, 2011)

“REFLEXÃO SOBRE OS JOVENS”

Uma pesquisa da Nickelodeon em 7 países latino-americanos mostrou que as crianças brasileiras não andam se comportando muito bem em questões importantes, como alimentação, atividades físicas e com o ambiente.
Consomem alimentos muito calóricos e muita comida processada.
Em relação aos países da América do Sul, somos o que menos pratica esportes. Por exemplo, 87% dos brasileirinhos jogam futebol, mas, futebol virtual!!!
Só 50% jogam futebol de verdade.
A televisão e o videogame são atividades que não contribuem para um melhor desenvolvimento físico dos jovens.
Nossas crianças não são completamente alienadas, mas, em relação ao ambiente só fazem o básico: evitar jogar lixo na rua, não demorar no banho, não deixar luz acesa sem ninguém, não fazer fogueiras ou queimadas, etc.
 A conclusão da pesquisa é que falta informação e conscientização. Faltam informações importantes, como sobre lixo eletrodoméstico e lixo eletrônico, afinal quase todos não sabem o que fazer com as baterias e celulares velhos. Atitudes mais conscientes, como a reciclagem, não fazem parte da rotina dos pequenos. 

 
Não fazer fogueiras ou queimadas... (foto: Ribamar Rocha, 2011)

Não é necessário realizar nenhuma pesquisa para saber que nossas crianças precisam de mais informações sobre o ambiente. Conscientizar as crianças é garantir futuros adultos conscientes, que realmente preservam o ambiente. Atitudes, como por exemplo, não maltratar os animais são  importantes, mas, isto não deve se finalizar apenas no ato. A criança tem que entender a extensão de sua atitude e a repercussão do seu ato no ambiente e na sua própria vida. 

Envie sugestões para pvpiaui@hotmail.com

 (Adaptado de REVISTA GOL, artigo de Luiz Alberto Marinho.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário