quinta-feira, 29 de março de 2012

Seminário o Piauí na rota da sustentabilidade: possibilidades no Ecoturismo. (em construção)

Evento realizado com o apoio da Fundação Verde Herbert Daniel em São Raimundo Nonato, dias 24 e 25 de março 2012, com palestras realizadas no auditório do Museu do Homem Americano da FUNDHAM, visita ao Parque Nacional Serra da Capivara e manifesto em prol da conclusão do aeroporto da cidade. Contou com a participação de diversos representantes das cidades da macrorregião.
A vereadora Teresa Britto (PV) abriu o evento citando que o objetivo do projeto é unir a sociedade civil organizada para debater sobre a região visando contribuir para o desenvolvimento sustentável.

A pesquisadora Dra. Niéde Guidon discorreu sobre a importância do parque e que o ecoturismo é fonte de recursos em muitos países. O parque é recoberto por Caatinga com ocorrência de vegetação similar a floresta amazônica e mata atlântica. Possui belos monumentos geológicos, porisso poderá vir a ser oficializado como geoparque  e, desde 1991, é patrimônio cultural da humanidade, por abrigar centenas de sítios arqueológicos ricos em pinturas rupestres. Possui, ainda, importantes resquícios do homem pré-histórico. A região de São Raimundo Nonato é seca e a população vive em condições precárias em muitos locais. Após análise técnica, observou-se solo com alta salinidade e raso, impróprio para a agricultura. O turismo sustentável seria uma importante alternativa para a região. A conclusão do aeroporto de São Raimundo Nonato daria forte impulso na economia local.
Na oportunidade o Prof. Dr. José Ribamar Rocha convocou a todos a agir de forma concreta apoiando o pedido da Dra. Niéde guidon para influir sobre as autoridades no sentido da conclusão do aeroporto.


Recepção no Museu do Homem Americano.






Marcelo Silva fez uma palestra sobre TURISMO E ECONOMIA VERDE.




O Prof. Dr. Valdemar Rodrigues apresentou a palestra MEIO AMBIENTE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Fez um interessante relato de decretos históricos do Piauí sobre proteção ambiental. Comentou a carencia de recursos do piauiense, onde 62%  da população recebe bolsa família. Que o Piauí as vezes é lembrado como o estado do fome zero. Que a fome continua no estado. o desenvolvimento sustentável envolve a integração dos aspectos econômico, social e ambiental. É essencial a participação de toda a sociedade.


 


Paulo Toffano, ex-deputado e secratario de formação do PV nacional, falou sobre FELICIDADE INTERNA BRUTA. Contou com a participação de Juciely, da regional de Teresina.




Júlia Dupret falou sobre JUVENTUDE E SUSTENTABILIDADE. NETO, representante da juventude verde do Piauí, também teve a sua participação.






Sigifroi Moreno, presidente da OAB Piauí, falou sobre MUDANÇAS NO CÓDIGO FLORESTAL E OS DANOS QUE ELAS PODEM CAUSAR.



O médico Luiz Ayrton, secretário de saúde do estado, discorreu sobre SAÚDE E MEIO AMBIENTE.

 

(Jose Ribamar Rocha - Secr. Com. Est. PV Piauí)




Nenhum comentário:

Postar um comentário